sábado, 1 de fevereiro de 2014

TARTE DE FRUTOS VERMELHOS

Ingredientes
Para a massa.
200 g de farinha, 25 g de açúcar e uma pitada de sal.
125 g de manteiga, 1 ovo e 2 colheres de sopa de água.
Ingredientes para o creme.
6 dl de leite, uma casaca de limão, 6 gemas.
6 colheres de sopa de açúcar.
1 colher de sopa de farinha. e uma lata de frutos vermelhos. ou fruta fresca.
Preparação da massa.
Peneire a farinha para uma tigela, adicione o açúcar, a pitada de sal e a manteiga á temperatura ambiente e trabalhe em areia com a ponta dos dedos. junte o ovo batido e as duas colheres de água e amasse tudo rapidamente para ligar. molde a massa em bola e embrulhe-a num pano ou em papel de cozinha. Deixe descansar durante duas horas no frigorífico.
Sobre a pedra da mesa, polvilhada de farinha, amachuque a massa com a palma da mão até obter uma placa redonda. Estenda com o rolo até formar uma placa com cerca de 30 cm de diâmetro.
Unte uma forma de fundo amovível e forre com a massa, deixe de parte e faça o creme.
Preparação do creme.
Leve a ferver o leite com a casca de limão. bata as gemas com o açúcar e a colher de farinha, até obter uma mistura fofa e homogenia. Regue com o leite fervido, mexendo sempre. Leve a engrossar sobre lume brando, sem parar de mexer. quando engrossar esta pronto, retire do lume e deixe arrefecer. Depois de frio deite frutos vermelhos em calda bem escorridos, pode também utilizar frutos frescos, deite para a forma e leve a cozer em forno pré aquecido entre 20 a 25 minutos, decoração a gosto, pode utilizar massa quebrada congelada.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário